AUDIÊNCIA PÚBLICA: Agenersa debate propostas e revisão tarifária em Cabo Frio

Representantes de vários setores da sociedade civil apresentaram demandas e sugestões


Uma audiência pública para debater as propostas das concessionárias de saneamento reguladas pela Agenersa (Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado) acontece nesta quinta-feira (16) no auditório da Universidade Estácio de Sá, em Cabo Frio. Representantes de diversos setores da sociedade civil estiveram presentes para levar demandas e dar sugestões de melhorias a serem realizadas na área. Tudo será documentado pelo Conselho da Agenersa e avaliado pela agência; em seguida, será postado no link de Consultas Públicas contido no site.

Muitas reclamações e pedidos foram feitos (a audiência está em andamento). Membros de associações de bairros levaram suas demandas (como falta de esgotamento sanitário), bem como pescadores da região. O presidente da Colônia de Pescadores de Cabo Frio (Z-4), Alexandre Marques, o Baiano, que se ausentou momentaneamente do Fórum de Pesca que acontece em Rio das Ostras para participar deste evento - afirmou que o grande problema que afeta a Lagoa de Araruama (que engloba cinco municípios da Região dos Lagos) hoje "chama-se assoreamento e descarte errado de resíduos na laguna".

"Faço aqui um apelo a todos. Nossa lagoa está morrendo com o assoreamento e, principalmente, com o descarte de resíduos de forma errada em vários locais. Produzimos em média 40 toneladas/mês de pescado e isso está diminuindo, basta perceber que a mortandade de peixes está aumentando. Precisamos que isso mude. O desassoreamento é urgente e quem sabe poderia ser aberto um novo canal na lagoa de Araruama", disse Baiano.

A 3ª Revisão Tarifária Quinquenal dos Contratos de Concessão da Prolagos e Águas de Juturnaíba tem o objetivo de estabelecer os novos limites tarifários e base remunerada das concessionárias, manter o equilíbrio econômico-financeiro das concessões e traçar o plano de investimentos para os próximos cinco anos.

A Concessionária Águas de Juturnaíba opera em Araruama, Saquarema e Silva Jardim; já a Concessionária Prolagos é responsável pelo saneamento básico nos municípios de Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo (somente abastecimento de água).
Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias